domingo

O gênio Alex Raymond

PUBLICADO NA REVISTA "ROUGH STUFF #10"

por Tom Roberts

Raymond, após ter tirado seus óculos de leitura, descansando enquanto escreve um roteiro para Rip Kirby, sorrindo para seu assistente, Ray Burns. Esta foto captura um momento do artista como a maioria dos seus amigos o conhecia: jovial e agradável.


O grande Alex Raymond tem sido uma grande influências nos trabalhos de artistas dos quadrinhos por várias gerações

Sua criação mais conhecida é Flash Gordon, de 1934. Somente isto já seria suficiente para torná-lo um imortal, mas ele também criou e desenhou Agente Secreto X-9, Rip Kirby (Nick Holmes, no Brasil), Jim das Selvas, Tim Tylers's Luck e Tillie The Toiler.

As imagens deste post são apenas uma amostra do maravilhoso novo livro do artista Tom Roberts chamado "Alex Raymond - His Life and Art" (Nota do editor: ainda inédito no Brasil... e com certeza por toda a eternidade. O jeito vai ser encontrar scan desse material e disponibilizar aqui).


ESTUDO PRELIMINAR PARA "DANÇA DO GAFANHOTO"

Esta imagem não tem grandes mudanças a partir do estudo até o desenho finalizado. Obviamente, Raymond sentiu a necessidade de melhorar os contrastes entre os elementos antes de concluir o trabalho em aguada. A composição é muito ao estilo popularizado por Albert Dorne, com o elemento do primeiro plano olhando para o leitor, fazendo com que ele "entre" na cena como se fosse um participante adicional.


ESTUDO PRELIMINAR PARA "TRABALHO PESADO"

Com a linha do horizonte dividindo o desenho ao meio, é interessante notar e estudar o uso da perspectiva por Raymond e o sistema utilizado por ele para estabelecer os diferentes planos onde se encontram o homem e a mulher, que estão de pé.


DESENHANDO PARA A ESQUIRE

Raymond, na tentaviva de preencher a vaga deixada por George Petty na revista Esquire Magazine, tenta imitar com esta pin-up o estilo de Petty. Raymond estava aparentemente desconfortável com a aparência do pé direito parcialmente escondido atrás da perna oposta, e o escondeu sob os lençois no trabalho final.

"SONETO PARA UMA NOIVA"

Este desenho encantador estava emoldurado e exposto na parede do estúdio da casa de Raymond. O original deste desenho está agora nos Arquivos da Divisão de Desenhos e Fotografias da Livraria do Congresso dos EUA. Foi obtido em 2003 e faz parte da coleção de J. Arthur Wood.


"SONHOS"

Este desenho foi publicado apenas uma vez, pela revista Esquire, enquanto Raymond estava vivo. E foi publicado em preto e branco no Livro Anual do Colégio de washington em 1941. Raymond foi convidado a compor a mesa de jurados em um concurso de beleza do colégio naquele ano.


SOLDADOS NA FILA DE RECEBIMENTO

Embora, sem dúvida nenhuma, tenha trabalhado a partir de uma fotografia, o traço solto na imagem acrescenta uma vitalidade à imagem, que poderia ser uma cena estagnada.


A LÍDER DE TORCIDA

Raymond usa todos os truques para adicionar movimento e emoção a esta simples cena: a figura na diagonal, o megafone na perpendicular sobreposto pela figura, o agitar da saia e a oscilação do bracelete. Embora não seja evidente nesta reprodução, a análise do desenho original mostra os estudos do posicionamento da saia, trabalhando para o equilibrio correto de seu comprimento e leveza do tecido.


ORGULHOSA POR SERVIR

Provavelmente trabalhando com uma modelo fotografada, Raymond criou esta ilustração antes de se alistar na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Uma versão impressa do poster estava exposta no estúdio da casa do artista.

MECANICOS TRABALHANDO

Esta ilustração apresenta uma composição muito estranha e incoerente, diferindo de outras imagens militares mais trabalhadas. Uma sensação desarticulada em uma imagem pode acontecer quando um artista faz estudos separados e elementos individuais são acrescentados ao conjunto para criar uma cena. Mas não há nada que prove que foi isto que aconteceu neste desenho.

TRAÇANDO O CURSO

Major Blaine H. Baesler, USMC, retratado nesta ilustração, capta as boas lembranças e as amizades de Raymond. É lamentável que essa ilustração impressionante, juntamente com várias outras pinturas que Raymond fez para a Marinha, tenham desdaparecido ao longo do tempo.


ESTUDOS DE PERSONAGENS PARA RIP KIRBY

Tentando criar um elenco de personagens suficientemente interessantes para poder vender a idéia ao Syndicate. Feito espontaneamente, sem qualquer tipo de material de referência, este estudo demonstra a pura habilidade de desenhar de Raymond. Eles capturam com precisão o problema eterno dos artistas em pegar uma idéia pessoal e torná-la uma imagem concreta para benefício de outras pessoas que não conseguem visualizar de forma criativa.


REVISTAS

Após sua temporada na Esquire Magazine nos anos 40, Raymond fez várias tentativas e publicou seus desenhos em revistas masculinas de luxo, cada uma com legendas de duplo sentido. "Você gosta da minha cereja" é o título do artista para esta ilustração. O desenho foi feito ao estilo de Rip Kirby dos anos 50.


PAGAN LEE

As mulheres foram introduzidas como vilãs nas histórias logo após a Segunda Guerra, em filmes, novelas de rádio e tiras de jornais. As 'femme fatale' fizeram várias aparições nos filmes noir de Hollywood, anates e depois da Guerra. Este desenho também foi feito para um portfólio de divulgação do Syndicate em 1947. O traço solto e o movimento do cabelo dá uma maior vitalidade ao desenho impedindo que ele se torne estático.




Os principais jornais dos anos 30, como o Collier's e o Saturday Evening Post, publicaram várias ilustrações em duas cores em suas páginas e Matt Clark (1909-1973) foi um dos artistas ilustradores que contribuiram com seus trabalhos. No final de 1934, Flash Gordon apresentou o crescimento da paixão de Raymond pelo estilo de Clark, e isso continuou nos anos seguintes, quando o desejo de Raymond em se tornar um ilustrador para revistas veio à tona. Seus desenhos foram padronizados ao estilo popular de Clark. O modelo para a ilustração acima foi seu irmão, Paul Dillon, adaptando depois o rosto e o físico para o de Flash Gordon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário